quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Teatro Como Meio de Prevenção

O Grupo Teatral Brigada em Cena é um Projeto do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, o qual conta com integrantes do 4º BPAF, CRPO Fronteira Noroeste, Corpo de Bombeiros de Santa Rosa e apoio da Prefeitura Municipal.
O Projeto se desenvolve a mais de dois anos e traz em sua bagagem trabalhos voltados às mais diversas faixas etárias desde a educação infantil até o público adulto. Peças como: “Criança Feliz é Criança Segura”, “Pais e Filhos”, “Em Briga de Marido e Mulher, Se der Penha, a Brigada Mete a Colher”, “O Motorista Maluco” e recentemente lançada “Ser Polícia Não é Fácil”, são trabalhos de autoria e direção dos próprios policiais que fazem parte do Grupo.
O teatro há muito se mostra uma ferramenta de apoio à educação, pois o potencial didático e pedagógico faz com que o assistente reflita e repense suas atitudes, uma vez que transmite conhecimento, dirime dúvidas e instiga a mudanças, sem apontar ou pessoalizar as atitudes focalizadas.
Levar isso para dentro do âmbito policial é o maior desafio, pois a primeira barreira a ser quebrada é exatamente a interna. A visão de um policial no palco cria às vezes um desconforto para quem assiste, pois é uma novidade que talvez algumas pessoas não estejam prontas para aceitar, devido a quebra de tabus impostos pela própria sociedade que traz em sua visão uma polícia totalmente repressiva.
Cremos que a atividade fim pode ser acrescida também da atividade preventiva, a prova disso é o Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), que vem a mais de 10 anos só no Rio Grande do Sul levando a Crianças de todas as escolas conhecimento através de um policial militar dentro da sala de aula sobre como evitar as drogas e a violência. Vejam bem “evitar”... Isso é prevenção. Esse é o nosso objetivo, prevenir, educar e transmitir conhecimento de uma maneira lúdica, palpável e dinâmica: O TEATRO.
(Texto: Soldado Jeferson André Cavalheiro Pinto - Brigada em Cena.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário